quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Artigo publicado no Jornal de Colombo - “Machão de Cozinha”, cuidado com a Lei Maria da Penha


  
Caro (a) leitor (a), hoje em nossa coluna iremos falar sobre a Lei Maria da Penha, a lei 11.340/2006, foi criada há seis anos, e prevê mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher, além de combater a discriminação contra as mulheres, prevenir, punir agressores e erradicar a violência. 

A lei recebeu esse nome como forma de homenagear a pessoa símbolo dessa luta, Maria da Penha Fernandes, que sobreviveu a duas tentativas de homicídio por parte do ex-marido, ficou paraplégica, mas se engajou na luta pelos direitos da mulher e na busca pela punição dos culpados. No seu caso, a punição do marido agressor só veio 19 anos e 06 meses depois. 

As formas de violência contra a mulher podem ser física, psicológica, sexual, patrimonial e moral; A lei também trouxe uma série de medidas para proteger a mulher agredida, que está em situação de agressão e cuja vida corre riscos.
Entre elas, a saída do agressor de casa, a proteção dos filhos e o direito de a mulher reaver seus bens e cancelar procurações feitas em nome do agressor. 

A lei alterou o Código Penal e permitiu que agressores sejam presos em flagrante ou tenham a prisão preventiva decretada. Também acabou com as penas pecuniárias, aquelas em que o réu é condenado a pagar cestas básicas ou multas. 

Se você é vítima de violência doméstica, dê um basta nesta situação, procure uma Delegacia de Polícia, registre o boletim de ocorrência e garanta seus direitos; as Delegacias da Polícia Civil contam com cartório e policiais especializados para este tipo de atendimento. 

A Lei Maria da Lei Maria da Penha é reconhecida pelas Nações Unidas como uma das três melhores legislações no mundo no enfrentamento à violência contra as mulheres. 


Por isso, fica o recado para os “Machões de Cozinha” cuidado com a Lei Maria da Penha, respeitem as mulheres, do contrário estarão aumentando suas chances de irem parar atrás das grades.

0 comentários:

Postar um comentário