sábado, 28 de janeiro de 2012

Câmeras de monitoramento contribuem para a Segurança Pública - Artigo publicado no Jornal de Colombo


Caro leitor, hoje em nossa coluna falaremos sobre as câmeras de monitoramento e a contribuição que elas trazem para a segurança pública, quando bem implantadas.
Nos dias atuais este tipo de dispositivo tornou-se usual nos mais variados ambientes sejam eles: no ônibus, no elevador, na rua, no banco, no comércio, em rodovias, em residências e até mesmo na empresa onde você trabalha.
Normalmente o principal propósito para instalação de uma câmera é o fator segurança e quando bem utilizadas contribuem e muito, pois em ambientes monitorados o índice de crimes é menor e vale lembrar que os delitos quando ocorrem nestes ambientes, possibilitam uma identificação mais rápida dos criminosos e a materialidade do crime se apresenta através das imagens, sendo assim a certeza da punição maior.
As câmeras utilizadas pelas instituições policiais para monitoramento em geral são de longo alcance e possibilitam uma visão de cima e com ângulo de 360 graus, ou seja, maximizam o poder de policiamento, e quando o operador detecta um problema realiza contato com policiais, que se deslocam no mesmo momento até o local indicado.
É comum encontrarmos várias câmeras instaladas em empresas e residências, porém lembrem-se: é essencial manter as mesmas operando e gravando, pois uma câmera que não grava, não contribuirá em nada, se no futuro for necessário uma consulta para elucidação de um delito ou crime.
Também se faz necessário, além da gravação das imagens nos sistemas de monitoramento das instituições de segurança que as câmeras sejam manipuladas por operadores capacitados, que buscam as possíveis situações de delitos ou de pessoas em atitudes suspeitas, uma câmera no modo automático não serve de nada, pois como roda e gira automaticamente, será muita sorte captar algum tipo de delito, por isso é essencial o operador.

0 comentários:

Postar um comentário