quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Prevenindo roubos e furtos a automóveis - Artigo publicado no Jornal de Colombo



Hoje falaremos sobre a segurança preventiva tendo em vista que como é de conhecimento de todos a prevenção ainda é a melhor alternativa contra a criminalidade. Se você estiver atento e evitar algumas atitudes reduzirá, de forma considerável, as chances de ficar nas mãos de criminosos. A seguir serão apresentadas algumas valiosas dicas para prevenção de roubos e furtos a automoveis, é importante lembrar que Segurança Pública não é uma ciência exata, as dicas abaixo relacionadas representam apenas sugestões das práticas  mais eficientes e voltadas para casos genéricos.
*Sempre que precisar parar ou estacionar em via pública, procure locais iluminados e movimentados.
*Fique atento a pessoas suspeitas aos arredores, principalmente ao retornar ao veículo.
*Nunca entregue suas chaves para guardadores de carros (flanelinhas), pois podem ser copiadas com facilidade.
*Mantenha o carro engrenado (primeira marcha) ao parar nos semáforos; Durante à noite, reduza a velocidade nos semáforos que estiverem com a luz vermelha acessa, tentando esperar  o momento em que vai ficar verde. Se se sentir ameaçado, não pare no sinal, tomando cuidado com os veículos que estiverem na preferência.
*Ao estacionar em vias públicas ou em estacionamentos privados, evite deixar volumes, carteiras, cartões de crédito, documentos do carro, talões de cheque ou qualquer coisa de valor dentro do veículo.
*Ao afastar-se do seu carro sempre retire a chave da ignição, mesmo que seja apenas uma parada rápida. Sempre feche os vidros e tranque as portas do veículo.
*Utilize-se de meios preventivos para aumentar a segurança de seu veículo: alarmes, travas, chaves gerais, e se tiver condições, faça um seguro contra roubo e furto.
*Evite utilizar adesivos que possam dar informações sobre sua rotina, como adesivos da faculdade, da academia ou clubes, normalmente criminosos de quadrilhas especializadas se utilizam destas informações para escolha de suas vítimas.
*Esteja sempre atento ao chegar em casa. Se perceber qualquer movimento suspeito, não pare, passe adiante, dê mais uma volta e na dúvida entre em contato com a polícia.
*Ao perceber que está sendo seguido por um veículo, siga para lugares de grande movimento, procure uma viatura, posto policial ou delegacia.
*Se observar seu carro sendo furtado, acione a polícia e não tente agir por conta própria. Na maioria das vezes, os criminosos não agem sozinhos.
Se mesmo agindo de forma preventiva e tomando todo cuidado necessário você for vítima de roubo lembre-se, NÃO REAJA, somente em caso de ameaça real contra à vida e se for a última alternativa deve-se reagir.
Não é vantajoso correr risco de morte para salvar seu patrimônio.

0 comentários:

Postar um comentário