quarta-feira, 14 de setembro de 2011

A Sociedade, a Violência e a Criminalidade - Artigo Publicado no Jornal de Colombo


 
A violência e a criminalidade são problemas tão antigos quanto a própria existência do ser humano e foram acentuados com o convívio em sociedade. Os fatores que motivam estes comportamentos são dos mais variados: disputa pelo poder, ganância, amor, ciúme, sobrevivência, luta por territórios, dependência química entre muitos outros.
Com a evolução e modernização da sociedade, ocorreram concentrações de pessoas nas cidades, criando conglomerados urbanos de tamanhos antes inimagináveis. Porém nem a infraestrutura das cidades nem os serviços de cunho social conseguiram acompanhar e suportar tamanho crescimento. A consequência disso tudo, pode ser vista nas favelas que não oferecem condições dignas de sobrevivência para as famílias de baixa renda; nos assaltos, assassinatos, estupros, sequestros, corrupção e outros crimes que assolam e trazem prejuízos imensuráveis para toda sociedade.
A maioria dos governos falha no combate a violência e criminalidade porque na maioria das vezes não consegue “enxergar” que as atuais políticas públicas são ineficazes ou muitas vezes tem apenas um efeito momentâneo.
O grande índice de violência e criminalidade existente hoje é reflexo de governantes que cultivaram educação de baixa qualidade, má distribuição de renda, desigualdade social, corrupção e impunidade, é o fruto da árvore podre semeada durante anos por políticos e governos corruptos.
Um dos fatores que contribuem para a diminuição da criminalidade é a certeza da punição, as leis devem ser bem elaboradas para defender a sociedade e não o criminoso.
Muitas vezes a população, em sua grande maioria, tende a culpar e cobrar apenas da polícia a diminuição da violência e da criminalidade, é preciso compreender que a polícia é o último recurso para o combate da criminalidade, o verdadeiro “combate” começa na oferta de educação de qualidade, na distribuição de renda, na busca pela igualdade social, com serviços sociais acessíveis e de qualidade, com o fim da impunidade e da corrupção.

0 comentários:

Postar um comentário