quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Boletim de Ocorrência - Artigo publicado no Jornal de Colombo



Caros leitores, hoje falaremos sobre o boletim de ocorrência, (BO), que sem dúvida, é um dos documentos mais importante produzido pelas Polícias.
As informações nele contidas são de suma importância, podendo ser cruciais no desfecho de um processo judicial, tendo em vista que são feitos muitas vezes no “calor” dos acontecimentos.
É através do BO, que se leva à autoridade policial ou judiciária a notícia crime, fornecendo-lhes uma série de dados como: nomes de agentes, vítimas, testemunhas, vestígios, instrumentos e produtos de crime, dentre outros.
O boletim de ocorrência é um documento oficial, utilizado para comunicação de crimes, contravenções, extravio de objetos e/ou documentos, operações policiais.
É necessário que a sociedade tenha conhecimento que todo delito deve ser comunicado as autoridades policiais, através da confecção dos boletins de ocorrência, desta forma é possível traçar o mapa do crime, estudar e criar mecanismos para prevenção e combate da criminalidade.
No Estado do Paraná o Boletim de Ocorrência é registrado em um sistema informatizado e unificado entre as policias militar e civil, no último dia 01 de setembro, o Governo do Estado oficializou o início do funcionamento da Delegacia Eletrônica no Paraná.
Este serviço permite ao cidadão fazer boletins de ocorrência pela internet, nesta primeira fase, a Delegacia Eletrônica receberá apenas registros de extravio de documentos, aparelhos eletrônicos (como celulares e notebooks) e de dinheiro, estas ocorrências representam cerca de 30% das ocorrências registradas em delegacias.
O cidadão também poderá utilizar o serviço para apresentar denúncias. O endereço eletrônico é www.delegaciaeletronica.pr.gov.br.
A Delegacia Eletrônica representa modernidade, segurança e agilidade nos serviços prestados pela Polícia Civil do Paraná, também é parte do Programa Paraná Seguro, lançado no dia 16 de agosto pelo governador Beto Richa, e que reúne diversas medidas para a melhoria da área da segurança pública no Estado.
A partir da informatização de todo o sistema de segurança do Estado policiais que trabalham em funções administrativas serão liberados para atuar nas ruas, no combate à violência.
As ocorrências registradas de forma on-line são analisados por policiais, que as direcionam às delegacias responsáveis para dar início às investigações.
A relação de crimes que podem ser registrados pela internet será ampliada gradualmente. O serviço deve diminuir o fluxo de pessoas em delegacias, o que vai facilitar o trabalho dos policiais.
Com o novo sistema, qualquer pessoa, de qualquer lugar, pode registrar o boletim, desde que a ocorrência tenha sido no Paraná.
Todas as informações cadastradas no site são restritas à polícia. A vítima pode imprimir em casa o boletim, o que facilita o acompanhamento das investigações.
Vale lembrar que o boletim de ocorrência on-line é um documento oficial, e que seu uso indevido acarretará ao infrator as penalidades previstas no artigo 340 do Código Penal Brasileiro que trata da Falsa Comunicação de Crime ou Contravenção.
Tenham todos um ótimo final de semana e Boa Sorte!

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