quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Golpe do Falso Seqüestro - Artigo publicado no Jornal de Colombo



Caros leitores, hoje falaremos sobre este golpe que faz parte da safra de "novos" golpes tipicamente brasileiros, que desfrutam peculiaridades sociais e econômicas do país e são organizados sobretudo por presos ou organizações criminosas.
O golpe funciona assim, os criminosos ligam para a vítima contando que um familiar dela foi seqüestrado e que, se não for depositada uma quantia em dinheiro em uma determinada conta ou se não for adquirido recargas para celular, o familiar supostamente sequestrado será ferido ou morto.
Os golpistas muitas vezes incluem gritos no fundo do telefonema e fornecimento de detalhes da pessoa supostamente seqüestrada para assustar e convencer o interlocutor a pagar rapidamente.
Muitas vezes antes de aplicar o golpe quadrilhas especializadas realizam um levantamento de informações sobre a suposta vitima do sequestro para que no momento da ação o golpe ganhe credibilidade.
Muitas vezes ficam ligando direto no numero do suposto seqüestrado para manter-lo ocupado de forma que não seja possível para os familiares fazer contato e verificar se está mesmo seqüestrado.
Em outra variante os golpistas ligam antes para o celular do suposto seqüestrado e, dizendo ser da companhia telefônica e com a desculpa de fazer controles contra clonagem ou algo do tipo, solicitam que deixe o telefone desligado por  1 ou 2 horas.
Se você for vítima deste tipo de golpe, tente ganhar tempo e verifique através de outros números onde está a pessoa supostamente seqüestrada se encontra.
Se  for necessário desligue na cara dos golpistas logo no início da conversa, depois poderá sempre dizer que caiu a linha.
Se você mantiver a calma com certeza descobrirá que a pessoa não está seqüestrada e que está muito bem.
Não se deixe amedrontar pelas ameaças e leve em conta que, quando os golpistas disserem que não pode desligar, é exatamente porque não querem que você tenha a chance de verificar o que eles afirmam pois, assim, descobriria que não houve seqüestro algum e os marginais não conseguirão obter a vantagem ilicita.
Durante a conversa, NUNCA forneça ou confirme qualquer dado seu ou de seus familiares, se forem verdadeiros seqüestradores já saberão tudo, se não forem é melhor não repassar  informações sobre você e sua família.
Quando verificado que é golpe, comunique a Polícia Civil para que sejam tomadas as devidas providências e não atenda mais telefonemas vindo daquele número de telefone utilizados pelos golpistas.
Lembre-se que estará tratando com criminosos e presidiários sem muitos escrúpulos.

0 comentários:

Postar um comentário