quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Drogas: Legalizar ou Não? - Artigo publicado no Jornal de Colombo



Caros leitores hoje falaremos sobre o polêmico assunto da legalização das Drogas mas antes iremos definir droga ou sustância entorpecente: segundo a Organização Mundial de Saúde - OMS – “ DROGA é qualquer substância natural ou sintética que, ao ser fumada, inalada, ingerida ou injetada, provoca alterações psíquicas, sentidas como agradáveis numa primeira fase, mas que cria dependência, tornando as pessoas incapazes de viverem normalmente e integradas na sociedade.”
Muitos defendem que a partir do momento em que as drogas forem legalizadas e seu consumo e venda regulamentados que a criminalidade e violência em nosso país será drasticamente reduzido e que os traficantes iriam a falência. Leitor qual a sua opinião?
Vamos analisar a situação da venda e uso do álcool e do cigarro em nosso país, ambas drogas atualmente legalizadas, a venda destes dois tipos de drogas ocorrem em todo país nos mais variados locais infelizmente de forma indiscriminada o que permite que crianças e adolescentes tenham acesso a elas ou comprando ou utilizando em casa com ou sem consentimento de seus responsáveis.
O álcool traz prejuízos imensuráveis para a Saúde Pública em nosso país os impostos arrecadados com sua venda são insuficientes para reparar os danos causados pelo mesmo em nossa sociedade, o mesmo acontece com o cigarro.
Sobre o cigarro incidem uma altíssima carga de impostos o que encarece o produto, porém para burlar os altos preços muitos usuários e até mesmo dependentes desta droga saciam sua vontade, comprando cigarros contrabandeados que não recolhem impostos que entram de forma ilegal no Brasil e por este motivo tem um preço mais acessível, estes cigarros contrabandeados potencializam os malefícios à saúde de quem os usa tendo em vista que normalmente não passam por nenhum controle de “qualidade” e tem em sua composição elementos químicos que aceleram a dependência.
Se as substâncias entorpecentes forem legalizadas continuaremos enfrentando ou até mesmo agravando os problemas já existente pois o mercado negro de venda de drogas continuará atuando, vendendo drogas livre de impostos com um preço muito mais acessível e atraente do que as substâncias liberadas e tributadas pelo Estado.
Sem falar que várias outras leis deverão sofrer alterações, dentre elas o Código de Trânsito Brasileiro, pois imagine a seguinte situação: uma pessoa que acabou de utilizar drogas pode entrar em seu carro e sair dirigindo? Milhares de pessoas perdem suas vidas vítimas de motoristas alcoolizados com a liberação das substâncias entorpecentes com certeza teremos um aumento drástico nestas estatísticas.
Vale ressaltar que a motivação dos bons policiais que diariamente combatem o tráfico de drogas será afetada se esta legalização das drogas ocorrer, anos de luta, prevenção, combate e repressão serão jogados no lixo.
Leitor qual é o mundo que você quer deixar para seu filho?

0 comentários:

Postar um comentário