quarta-feira, 14 de setembro de 2011

A “retomada” da Cidadania - Artigo publicado no Jornal de Colombo



Nos últimos dias os brasileiros e o mundo presenciaram o que com certeza será considerado um dos maiores feitos da segurança pública no país, após décadas sob o controle de criminosos, muitas das comunidades cariocas que viviam dominadas pelo medo, enfim foram libertas pelo Poder Público que a muito tempo não se fazia presente nestes locais.

A integração das Policias e das Forças Armadas foram fundamentais para o sucesso da chamada “retomada” dos morros, a Policia que já algum tempo vinha apenas sendo desmoralizada neste país foi enfim aplaudida de pé, pela população que clamava por socorro. A mesma população que já não aguentava mais se submeter ao domínio das armas, drogas e ao tribunal e penas impostas pelos traficantes.

Acabou aquela estória de que a maioria das pessoas pertencentes aquelas comunidades eram coniventes com o crime organizado, ficou muito bem caracterizado que elas não tinham outra opção; ou se submetiam ao regime imposto ou pagavam com suas vidas.

Lembro bem das muitas vezes que tive conhecimento que parte da população dos morros desciam e fechavam ruas e avenidas para “protestar” contra a morte de algum lider do trafico, mas que escolha elas tinham...

Que este episódio sirva de lição não apenas para o Rio de Janeiro mas sim para todo país, pois quando o Poder Público deixa de dar a devida atenção as comunidades mais carentes os criminosos com um falso assistencialismo lá se instalam e começam a fortalecer um poder paralelo.

E além de colocar em risco a cidadania e direitos fundamentais das pessoas colocam em risco todo um Estado Democrático de Direito, trazendo descrédito as instituições públicas e obrigando as mesmas a tomarem medidas extremas para manutenção da ordem e da Segurança Pública.

A Criminalidade é uma Doença, a Polícia é o Remédio e a Educação é a Cura.

0 comentários:

Postar um comentário