quinta-feira, 15 de setembro de 2011

C.O.P.E – Centro de Operações Policiais Especiais - Artigo publicado no Jornal de Colombo


Conheça a Polícia Civil
C.O.P.E – Centro de Operações Policiais Especiais

Caro leitor, hoje conheceremos um pouco mais da Policia Civil do Paraná que possui dentro de sua estrutura organizacional, o C.O.P.E - Centro de Operações Policiais Especiais, que trata-se de um órgão eminentemente operacional.
É um grupo que possue grande prestigio perante a população paranaense tendo em vista o excelente trabalho realizado em todo estado, também são conhecidos como os “homens de preto” da Policia Civil, utilizam armamento diferenciado, inclusive fuzis, em operações de natureza especial.
O C.O.P.E. possui três organismos internos: S.O - Subdivisão de Operações, S.C - Subdivisão de Comunicações e G.D.E - Grupo de Diligências Especiais.
É da competência do C.O.P.E. a organização, orientação, coordenação, supervisão e controle operacional das suas unidades fixas e rádio-móveis e das atividades por eles desenvolvidas em Curitiba e no interior do Estado, competindo-lhe, especialmente exercer a vigilância ininterrupta e seletiva de locais e elementos suspeitos que possuam antecedentes criminais, visando preservar a ordem e a tranqüilidade pública; realizar operações de natureza especial relacionadas com a segurança interna, entre outras, assaltos a estabelecimentos bancários, seqüestro de dignitários, segurança física, manifestações grevistas, policiamento nas proximidades de estádios de futebol em dias de jogo  e demais formas atentatórias previstas na legislação em vigor.
À S.O - Subdivisão de Operações, compete a orientação, fiscalização, controle e supervisão dos recursos humanos equipamentos a sua disposição, bem como a coordenação das operações policiais que envolvam as unidades ou serviços do C.O.P.E., seja em colaboração a outras unidades da Polícia Civil ou outros órgãos da Segurança quando determinado pelo Secretário de Estado da Segurança Pública.
Para a S.C - Subdivisão de Comunicações, cabe a execução das atividades ligadas à transmissão e recebimento de mensagens, além do controle das unidades fixas e rádio-móveis, bem como outras atividades correlatas.
Ao Grupo de Diligências Especiais - G.D.E., cabe a parte de investigação, vigilância diurna e noturna destinada a prevenção dos delitos previstos no Código Penal e legislação penal especial e, a realização de diligências sigilosas e de caráter especial, além de apoio a ações de Delegacias de Políciae demais atividades correlatas.
O C.O.P.E. é dirigido por cinco Delegados de Polícia sendo, um Delegado Titular, um Delegado Adjunto, um Delegado Chefe da Subdivisão de Operações, um Delegado Chefe da Subdivisão de Comunicações e um Delegado Chefe do Grupo de Diligências Especiais.
O C.O.P.E é um grupo que está em constante treinamento e aperfeiçoamento e que será um diferencial na segurança pública, principalmente nos eventos da Copa do Mundo de 2014 que provavelmente terão o estado do Paraná como sede para algumas equipes.

0 comentários:

Postar um comentário