quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Desaparecimentos



Caros (as) leitores (as), hoje em nossa tradicional coluna tratarei sobre o desaparecimento de pessoas adultas, adolescentes e de crianças. Cabe salientar que esse tipo de ocorrência é mais freqüente e comum do que se imagina e na maioria dos casos é resolvido em poucas horas após comunicação as autoridades competentes.

Vale ressaltar que a partir do momento que uma pessoa tem sua rotina alterada e não é localizada nos locais onde deveria ser encontrada, quando não se consegue contato telefônico, e pessoas do seu convívio desconhecem seu paradeiro, esta pessoa já pode ser considerada como desaparecida, ou seja, NÃO é necessário esperar 24 horas para comunicar o desaparecimento, devendo as autoridades policiais, após serem informadas, tomarem as devidas providências para localização do desaparecido.

A maioria dos desaparecimentos de pessoas adultas ocorre de forma voluntária, muitas vezes estas pessoas já tem um histórico de desaparecimentos devido ao uso de bebidas alcoólicas, uso de substâncias entorpecentes, problemas mentais e até mesmo por motivos familiares.

Os adolescentes também, na maioria dos casos costumam desaparecer por motivos voluntários. Os mais freqüentes são: desentendimentos familiares, uso de entorpecentes, namoros e descobertas da sexualidade. É importante frisar que muitos jovens “desaparecem” e acabam recebendo abrigo por parte de pessoas que muitas vezes pensam, que a amiga ou amigo de escola do seu filho, está passando uns dias em sua residência com consentimento de seus familiares, porém muitas vezes, este fugiu e está constando como desaparecido nos sistemas da Polícia Civil. É importante que nessas situações os pais conversem entre si para que nenhum filho “fujão” movimente a estrutura policial sem a devida necessidade.

Importante ressaltar que todos os casos de desaparecimentos envolvendo adolescentes são minuciosamente investigados e se for constatado que pessoa maior de idade influenciou no desaparecimento, motivou ou deu guarida ao desaparecido, para ter proveito sexual ou de qualquer outro tipo, este responderá criminalmente por seus atos dentro do que prevê a legislação em vigor.


Todos os casos de desaparecimentos são importantes, porém o desaparecimento de crianças requer uma atenção especial devido à incapacidade que as mesmas apresentam diante de determinadas situações. Nestes casos, ao se constatar o desaparecimento, a Polícia Civil e Militar devem ser acionadas imediatamente para iniciarem as buscas e investigações para localização da criança desaparecida. Quanto mais cedo a Polícia for acionada, maiores são as chances e mais rápida será a localização da criança. 

0 comentários:

Postar um comentário