terça-feira, 28 de julho de 2015

Furto e Roubo de Cães de Raça



Caro leitor (a), hoje nossa coluna irá abordar uma nova modalidade criminosa que está em crescimento, o furto ou roubo de animais de estimação. Infelizmente virou uma constante nesses últimos anos esse tipo de crime, os marginais vislumbraram nos cães de raça, geralmente os de pequeno porte, uma forma rápida de ganharem dinheiro com a revenda e até mesmo com a utilização desses animais em inúmeras reproduções.

Normalmente os cães são furtados em momentos que seus proprietários acabam se descuidando e deixando os portões de suas residências destrancados, quando são amarrados por suas guias em frente a comércios e também quando deixados dentro de veículos que acabam tendo seus vidros quebrados ou portas arrombadas pelos marginais para subtração dos animais.

Alguns criminosos mais ousados acabam subtraindo os animais de seus donos durante o passeio na rua, em parques, em assalto à residência ou a veículos, normalmente com emprego de violência e grave ameaça, sem nenhum pudor se apoderam dos animais de forma violenta com uso de facas e até mesmo de armas de fogo, não tendo a vítima outra escolha senão a entrega do animal, lembrando que numa situação de roubo não se deve em hipótese alguma reagir.

Na grande maioria dos casos esses animais acabam sendo vendidos em feiras clandestinas, o que nos leva a seguinte conclusão, este tipo de crime ocorre porque muitas pessoas acabam comprando esses cães de origem duvidosa. Vale lembrar que a pessoa que compra um animal de origem ilícita esta incorrendo no crime de receptação, passível de prisão.

Algumas medidas podem reduzir as chances de você ser vítima e acabar ficando sem seu melhor amigo:

  • Identifique seu animal, uso de coleiras com telefone, mesmo em casos de roubo aumentam as chances de localização do dono;
  • Implante de micro chips também é uma excelente opção para identificação do cão quando da sua recuperação;
  • Quando necessitar deixar seu cão sozinho, o deixe em ambiente seguro que evite acesso ou contato com pessoas estranhas;
  • Por menor que seja o período de tempo, jamais deixe seu animal esperando dentro do carro, essa conduta pode ser interpretada como maus tratos além de potencializar suas chances de ter o animal furtado;
  • Não deixe seu cão amarrado em portas de padarias, farmácias, supermercados, mesmo sua compra sendo rápida, esse é o tempo suficiente para o ladrão levar seu animal;
  • Não ande sem guia, ela permite o seu domínio sobre o cão, restringindo seu distanciamento;
  • Evite passeios noturnos, locais com pouco movimento e desconfie de pessoas estranhas, pois os ladrões podem chegar de carro, a pé ou de bicicleta.


Em caso de furto ou roubo do seu animal de estimação o indicado é avisar a polícia e registrar um boletim de ocorrência informando o maior número de informações possíveis para auxiliarem na investigação policial e posterior identificação e prisão dos criminosos que furtaram, roubaram e eventualmente compraram seu cão.


0 comentários:

Postar um comentário