segunda-feira, 11 de julho de 2016

Polícia brasileira é a que mais mata e mais morre em todo mundo



A organização de Direitos Humanos divulgou recentemente informações de que a Polícia do Rio de Janeiro, seria uma das polícias que mais mata no mundo, declararam que para cada policial morto no RJ, outras 25 pessoas morreram em decorrência de intervenções policiais.

O relatório do DH declara ainda que o número de mortos por ação policial é muito maior do que o número de baixas na polícia, dizem que é difícil acreditar que todas estas mortes ocorreram em situações em que a polícia estava sendo atacada.

Pois bem, provavelmente o número de policiais que sobrevivem aos inúmeros combates contra marginais, seja maior pelo fato do policial muitas vezes mesmo com armamento inferior ao criminoso, deter maior técnica de confronto o que felizmente resulta na morte do bandido.

Segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública no ano de 2014, tivemos no Rio de Janeiro a infeliz marca de 98 policiais mortos durante a defesa da sociedade, se agentes de segurança pública começam a morrer em serviço em grande número, é sinal que o Estado está falhando em suas políticas públicas para promoção de um Estado de Bem Estar Social.

Esses intermináveis e sangrentos confrontos como já dito em artigos anteriores são reflexos da invencível guerra contra as drogas, o Estado continua empregando uma política pública de repressão que já se mostrou ineficaz e extremamente onerosa aos cofres públicos, a política de segurança pública que contempla o confronto direto nas comunidades reflete em um número alarmante de mortos dos dois lados.

Não é prudente atribuir às polícias a culpa pelo aumento da violência e da criminalidade, da mesma forma atribuir o rótulo da polícia que mais mata, tendo em vista que também é a que mais padece em trabalho. O sistema de segurança pública em todo Brasil esta em colapso, os municípios fogem de suas responsabilidades quando assunto é segurança, os Estados estão falidos e o Governo Federal é omisso quanto à reformulação do sistema de segurança pública no país.


Chegou o momento da sociedade escolher em que país quer viver, devemos cobrar providências de nossos governantes e fortalecer nossas instituições e agentes de segurança pública reconhecendo sua real importância, do contrário estamos todos condenados a padecer no medo e na incerteza.

0 comentários:

Postar um comentário