segunda-feira, 23 de maio de 2016

Mais Escolas e Menos Presídios



Caros (as) leitores (as), hoje vamos tratar de um assunto muito sério, e que deve ser levado em conta por vocês leitores e eleitores diante da proximidade do período eleitoral, hoje o tema da nossa coluna será a Educação Pública e os seus reflexos na Segurança Pública.

Já estamos cansados de ouvir dizer que um país mais justo e solidário se constrói através dos pilares da Educação, o Japão nos ensinou isso mais de uma vez, mesmo após ser devastado por guerras e desastres naturais em pouco tempo se reconstruiu e sempre priorizou nas suas reconstruções a base fundamental de qualquer nação, suas crianças e o acesso sagrado a Educação.

No Brasil o texto constitucional é maravilhoso, prevê a construção de um país com inúmeras garantias e direitos fundamentais a todo cidadão, porém, somos desrespeitados todos os dias, nossos políticos independente da sigla partidária, rasgam nossa Constituição e jogam nossos direitos na lata do lixo e o direito a Educação é um deles.

Quando um governante, por exemplo, deixa de investir na educação e priva crianças de terem acesso a creches e escolas, esta violando o direito de toda uma sociedade; crianças sem acesso a educação gratuita de qualidade e sem a proteção do Estado estão mais propensas a serem acolhidas por traficantes e marginais de todos os gêneros, ou ainda de sofrerem violências inarráveis.

Toda sociedade que não cobra de seus governantes uma educação gratuita e de qualidade para todos, semeia um futuro de incertezas, um futuro com mais criminalidade, um futuro com mais presídios, ou seja, um futuro repleto de insegurança.

A verdade é que nossos políticos não querem uma sociedade instruída e crítica, porque a educação e o conhecimento libertam as pessoas das prisões da ignorância, muitas vezes impostas pelo próprio governo, um povo com educação e cultura, cobra seus representantes e isso o governo não quer, o governo quer analfabetos funcionais, aqueles que sabem ler, porém não conseguem sequer interpretar o que leram, pois assim a dominação e manipulação são garantidas.

Cidadão, quando você for matricular seu filho em uma creche ou escola pública, não aceite a desculpa de que não tem vaga, é seu direito, é direito do seu filho, você paga impostos. Em caso de negativa procure um advogado, procure as Defensorias Públicas, procure o Ministério Público (Promotor de Justiça), vamos cobrar de nossos governantes que cumpram seu papel e principalmente a lei.

Juízes e Promotores de Justiça façam cumprir a lei, socorram os cidadãos que procuram a justiça para garantir seus direitos, e responsabilizem os maus Administradores Públicos que se utilizam de eternas desculpas esfarrapadas para se omitirem de suas obrigações.

Governantes, entendam que a sociedade deu um basta na corrupção e quer mudanças, ou faz ou faz, entendam que uma vaga aberta hoje na educação refletirá em uma vaga no sistema prisional que será fechada amanhã.

Somente com uma educação gratuita e de qualidade acessível a todos, talvez um dia possamos ter um país decente, justo e solidário, com menos desigualdades, com menos atribuições para as forças de segurança pública, pois os reflexos do fracasso do governo recaem diretamente sobre as polícias que tendem a ser mais repressoras diante da criminalidade incontrolável, que surge devido aos maus gestores públicos que não souberam fazer a lição de casa.


Pense, Reflita!!

0 comentários:

Postar um comentário