quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Roubo e Furto de Aparelhos Celulares


Caros (as) leitores (as), hoje em nossa coluna iremos tratar de um assunto de extrema importância e que vem ocorrendo em larga escala, o Roubo e Furto de aparelhos celulares, com o advento da tecnologia esses aparelhos que eram utilizados exclusivamente para conversações telefônicas e envio de mensagens de texto, se tornaram verdadeiros computadores de bolso com uma infinidade de recursos e aplicativos, o que consequentemente elevou o valor destes equipamentos atraindo atenção e cobiça dos criminosos.

Para evitar ou diminuir as chances de ser vítima de furto ou roubo de celular é importante tomar alguns cuidados, dentre eles:

·         Não carregue seu aparelho à mostra em ruas de grande movimento e transporte público. Procure levar no bolso dianteiro e com o modo vibrador acionado, evite atender chamadas em via pública, se a ligação for urgente procure um lugar seguro, pois falar ao celular diminuirá sua atenção e essa pode ser a vantagem do ladrão.
·         Em bares, restaurantes e casas noturnas, nunca deixe o celular sobre a mesa ou balcão, as chances de ser subtraído ou até mesmo esquecido é muito grande.
·         Em ônibus e dentro de veículos evite usar celular se estiver sentado na janela e com vidro aberto, pois uma mão sorrateira poderá invadir o interior do ônibus ou carro e com rapidez e destreza subtrair o aparelho. Vale lembrar que dirigir e falar ao telefone são infração de trânsito.
·         Alguns celulares possuem função de rastreamento sendo de extrema importância que essas configurações estejam ativas para o caso de eventual furto ou roubo, auxiliar na localização e prisão dos criminosos. A utilização de senhas de bloqueio nos aparelhos também tem se mostrado de grande valia, tendo em vista que dificulta a venda ou uso do aparelho pelo ladrão.
·         Evite manter em seu celular o armazenamento de fotos e vídeos sensuais, pois se caírem em mãos erradas, você perderá noites de sono.
·         Saiba qual é o número IMEI (International Mobile Equipment Identity) do seu telefone, consultando a nota fiscal e caixa do aparelho ou digitando *#06#.


Se mesmo tomando todos esses cuidados você acabar sendo vítima de furto ou roubo de seu aparelho, procure uma Delegacia de Polícia, registre o boletim de ocorrência e informe aos investigadores o número IMEI do aparelho, pois com essa informação o Delegado de Polícia poderá representar junto ao Poder Judiciário pela quebra dos dados cadastrais de possíveis chips que possam estar sendo utilizados no aparelho furtado ou roubado e conseqüentemente realizar a prisão dos criminosos, seja quem roubou ou furtou ou aquele cidadão que quis levar vantagem e acabou comprando o produto de origem ilícita. 

Caso a investigação seja infrutífera, a vítima poderá ainda com o boletim de ocorrência solicitar junto a operadora o bloqueio do IMEI, o que fará com que o celular fique definitivamente inoperante, ou seja, sem qualquer utilidade.

0 comentários:

Postar um comentário