sábado, 10 de novembro de 2012

Artigo publicado no Jornal de Colombo - O que é Conseg?



Amigo(a) leitor(a), hoje em nossa tradicional coluna falarei sobre o Conseg - Conselho Comunitário de Segurança e qual sua finalidade.

A Constituição Federal de 1988 em seu artigo 144, dispõe:
“Art. 144. A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, através dos seguintes órgãos: ...”

Ou seja, a segurança pública é dever do Estado (Governo Federal, Governo Estadual e Governo Municipal), porém é responsabilidade de todos, devendo todo cidadão participar e colaborar com as instituições públicas para diminuição da violência e da criminalidade. Como é de conhecimento de todos, a polícia não pode estar em todos os lugares ao mesmo tempo, e infelizmente não temos “bola de cristal”. Por isso, é de extrema importância a interação da comunidade com as autoridades policiais, para que sejam discutidos quais os principais problemas de Segurança Pública de determinada região e quais medidas devem ser adotadas para solução dos problemas.

Os Consegs são instituições jurídicas de Direito Privado sem fins lucrativos, com o objetivo principal de organizar as comunidades e fazê-las interagir efetivamente com a Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal, e se vinculam, por adesão, às diretrizes emanadas da Secretaria da Segurança Pública.

Os Consegs têm como principal finalidade criar um canal de comunicação pelo qual a Secretaria de Segurança Pública ouve a opinião da sociedade, contribuindo assim para que as polícias estaduais venham a operar de maneira mais efetiva em função do cidadão e da comunidade. Além disso, devem buscar a integração da comunidade com as autoridades policiais e cooperação com as ações integradas de segurança, que resultem em melhorias na qualidade de vida da população.

Existe no Paraná um Decreto que dispõe sobre a criação e regulamentação dos Conseg’s em nosso Estado, lembrando que o fator determinante para criação ou reativação de um Conseg é a mobilização da comunidade, que deve buscar envolver lideranças comunitárias, associações, igrejas, escolas, comerciantes e moradores em geral. As polícias Civil e Militar são os representantes da SESP (Secretaria Estadual de Segurança Pública) neste conselho, e também são chamados de membros natos.

Após a conclusão de todos os trâmites burocráticos para criação do Conseg, as reuniões do Conselho ocorrem, a priori, uma vez por mês em locais de uso comunitário, onde todos os membros da comunidade podem participar, opinar e tirar suas dúvidas. Nestes encontros, os representantes das instituições policiais respondem a perguntas e são apresentados dados estatísticos de furtos, roubos e homicídios.

Também são ministradas para a população palestras e orientações que diminuam ou evitem as chances de o cidadão de bem ser vítima de crimes, sendo apresentados comportamentos e condutas que colaboram para sua segurança.

Se você quiser saber mais sobre o Conseg, acesse o site: http://www.conseg.pr.gov.br.

0 comentários:

Postar um comentário