quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Cuidado com o Golpe do Paco - Artigo publicado no Jornal de Colombo


 
Caro leitor, hoje em nossa coluna falaremos sobre alguns tipos de golpes, aplicados por estelionatários, o crime de estelionato é tipificado no Código Penal no artigo 171, como sendo:
“Art. 171 - Obter, para si ou para outrem, vantagem ilícita, em prejuízo alheio, induzindo ou mantendo alguém em erro, mediante artifício, ardil, ou qualquer outro meio fraudulento.”
Em artigos anteriores já foi mencionado sobre o golpe do paco, porém grande parte da população ainda cai neste tipo de golpe, e na maioria das vezes são vítimas devido a sua ganância.
O golpe do paco normalmente é aplicado por duas pessoas, os estelionatários ficam observando até que a vítima saque uma boa quantia em dinheiro em um banco ou caixa automático.
Uma vez que os criminosos escolhem a vítima, a seguem, um golpista vai à sua frente e o outro logo atrás.
O criminoso que está andando na frente da vítima, deixa propositadamente cair uma folha de cheque de alto valor, ou um pacote de dinheiro falso, visando chamar a atenção da vítima, que apanha o cheque ou o pacote e devolve ao estelionatário que supostamente o perdeu, pensando estar ajudando.
O outro estelionatário, aproxima-se e diz que também viu o acontecido ou finge participar da devolução.
Momento este em que o estelionatário se diz agradecido e oferece uma recompensa à vítima e ao comparsa, dizendo que eles deverão comparecer a um escritório, levando um bilhete para receber a recompensa.
Porém solicita à vítima que deixe a bolsa ou carteira com todo o dinheiro que tiver, como "garantia" de seu retorno.
A vítima entrega sua bolsa ou carteira com dinheiro e vai buscar sua gratificação, ao ser incentivada pelo outro estelionatário que simula a entrega da carteira ou de outro valor importante.
A vítima somente percebe que caiu em um golpe quando descobre que o endereço do tal escritório não existe. Nesta altura os estelionatários, obviamente, já desapareceram.
Constantemente pessoas comparecem na delegacia por serem vítimas deste tipo de delito, as vitimas muitas vezes são pessoas idosas ou pouco esclarecidas, outras são jovens e inteligentes, porém caem no golpe por causa da sua ganância.

1 comentários:

  1. Paulo Roberto, se quiser abro espaço pra vc postar dicas de segurança em meu blog: www.destaquesdecolombo.com (Destaques de Colombo -Resumo de Notícias)
    Um grande abraço e parabéns pelas suas dicas no Jornal de Colombo.

    Portela o Repórter (vanderleiportela@hotmail.com)

    ResponderExcluir