quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Cuidado com o Golpe do "Bilhete Premiado" - Artigo publicado no Jornal de Colombo

 
Caro leitor, dando continuidade ao artigo da semana passada em que falamos sobre alguns golpes aplicados por estelionatários, hoje falaremos sobre o golpe do bilhete premiado que sem dúvida é um dos golpes mais tradicionais e antigos do Brasil.
Este tipo de golpe traz grande prejuízo financeiro para as vítimas, o golpe acontece normalmente da seguinte forma:
Um golpista, com jeito de “caipira”, “pouco esperto” e se passando por pessoa “humilde”, solicita informações sobre o endereço de uma agência da Caixa Econômica Federal dizendo que é para receber um prêmio de loteria.
As vítimas normalmente são pessoas idosas, para elas é mostrado o falso bilhete premiado, juntamente com um documento da Caixa Econômica Federal constando os números do bilhete premiado e o valor do prêmio.
Depois de muita conversa, o golpista propõe à vítima de lhe vender o bilhete premiado por uma fração do seu valor.
Para justificar a generosa oferta o estelionatário dirá que tem pressa porque o ônibus para sua cidade parte em 15 minutos, que esqueceu ou perdeu os documentos e não pode retirar o prêmio, que está desorientado com a burocracia ou com a "cidade grande", que é analfabeto, que tem alguém esperando ele, que a mãe dele está no hospital, enfim serão inúmeros os empecilhos para não conseguir receber o “prêmio”.
Se a vítima aceitar a proposta sacará o dinheiro da própria conta bancária e o entregará ao golpista em troca de um bilhete que não vale nada. Existem casos onde o golpista, em vez de dinheiro aceita joias ou outros objetos de valor.
Algumas vezes para pressionar ou incentivar a vítima a sacar seu dinheiro no banco, no meio da conversa com o golpista que oferece o bilhete, aparece um comparsa se dizendo pronto a comprar o bilhete fazendo com que a vítima acredite estar perdendo um bom negócio, ou o comparsa se oferece como sócio da vítima na compra do bilhete, inclusive mostrando parte do dinheiro necessário para compra do “volante premiado”.
Leitores, tomem cuidado com este tipo de golpe e conversem com as pessoas de seu convívio para que elas não se tornem vítimas destes criminosos.

0 comentários:

Postar um comentário