sábado, 25 de fevereiro de 2012

Conheça as instituições que garantem a sua segurança - Artigo publicado no Jornal de Colombo



Caro leitor, hoje em nossa coluna falaremos sobre a composição da segurança pública brasileira que é composta pelas polícias: Federal, Civil, Militar e Guarda Municipal, sendo que cada uma delas tem função específicas, mas o objetivo é um só, fazer valer a lei, combater e diminuir a criminalidade.

Começaremos pela Polícia Federal que tem como atribuição as investigações de crimes de escala nacional, podemos citar como exemplo: crimes financeiros. Também compete a Polícia Federal exercer as funções de polícia marítima, aeroportuária e de fronteiras, inibindo assim a entrada de armas, drogas ou contrabando por estes meios.

A Polícia Civil compete as investigações e elucidação de crimes de homicídio, roubos, seqüestros, entre outros, a nível estadual, elaboração de Boletins de Ocorrência, emissão de Cédulas de Identidade, Antecedentes Criminais, fiscalização de estabelecimentos do tipo bar, lanchonete, hotéis, motéis...

A Polícia Militar compete o policiamento preventivo e manutenção da ordem pública, com realização de rondas ostensivas que podem ser motorizados ou a pé; nesta instituição também é realizado policiamento florestal, de trânsito, urbano, rodoviário, escolar e aéreo. Policiais militares são considerados pela Constituição, força auxiliar do Exercito, e são regidos pelo militarismo.

O braço da segurança pública nos municípios é a, Guarda Municipal, que tem como atividade fim à proteção de áreas de preservação do patrimônio natural e cultural da cidade e dos prédios públicos, a guarda municipal como qualquer cidadão, também pode realizar prisão quando em flagrante delito.

Embora todas estas instituições tenham atribuições distintas, lembrem-se, elas trabalham e zelam por você, cidadão de bem.

4 comentários:

  1. correto sobre a guarda municipal,mas complementando, também autuando no transito com suas parcerias distintas entre sesp e detran formadas.e exercendo um policiamento preventivo ostensivo,como policia administrativa.de acordo com cada criação da lei de guardas municipais.complementação a (legislação federal).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bem observado Luiz. É muito bom ter pessoas como você acompanhando este blog. TKS

      Excluir
  2. Quero ver o a Guarda Municipal de Colombo vai fazer sem armamemnto, prefeito burro pra KCT...

    ResponderExcluir
  3. Então Anônimo, não sei se essa questão já esta certa sobre a GM Colombo, se utilizará arma de fogo ou não, informalmente já conversei com o Onéias presidente da Câmara e com a vice-prefeita Rose Cavalli e dei minha opinião sobre o tema, ou seja, NA MINHA OPINIÃO A GM DE COLOMBO/PR DEVE SER UMA GUARDA ARMADA, e bem equipada, bem treinada, citei inclusive exemplos com a GM FOZ DO IGUAÇU E GM SJP que são grandes referências e trazem bons retornos para o contexto da segurança pública, IMPOSSIVEL nos dias atuais não colocar efetivamente a GUARDA MUNICIPAL no contexto da segurança pública, assim como é um ABSURDO criar e manter uma GM desarmada. Acredito que os atuais administradores públicos não cometeriam um equivoco deste tamanho.

    ResponderExcluir